sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bate papo com Elisiê Peixoto




    Pra quem ainda não conhece esta é a jornalista, colunista e escritora Elisiê Peixoto, que carinhosamente cede um pouco do seu tempo para fazer um bate papo com o Blog Mundo das Letras.
Nascida em Londrina, se formou em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela UEL. Desde pequena já escrevia romances e poesia. Durante 20 anos foi colunista da Folha de Londrina. E agora está em seu décimo livro.


"Sempre gostei de escrever." 

MUNDO DAS LETRAS: Nos conta como é ser e um(a) escritor(a) no Brasil?
ELISIÊ: Difícil. Não muitos são reconhecidos como talentosos. E a nossa cultura diferenciada dos países de Primeiro Mundo, não valoriza a leitura. Mas sinto que aos poucos tudo isso esta mudando. Graças a Deus. Ler é importante, exercita a mente, te leva a lugares e situações inusitadas, te força a pensar...e a sonhar.


MUNDO DAS LETRAS: Acha que atualmente nossas crianças e jovens estão se interessando pela leitura?
ELISIÊ: Não estão. Cabe aos pais e à escola mudar a realidade da leitura. Pais que estimulam a leitura também têm que dar exemplo, lendo. Nem que seja dois livros por ano. Mas deve-se ler.

MUNDO DAS LETRAS: Autora dos livros Estilo, A história dos imigrantes japoneses no Paraná, Profissionais do Ano, além do sucesso Mulheres Resilientes. Esta última seria a sua obra preferida?
ELISIÊ: Gosto muito desta série, que está no quarto livro. Trata diretamente da causa da mulher. Violência Sexual, Violência Doméstica e Câncer de Mama. E agora, sobre Aborto.

MUNDO DAS LETRAS: Último lançamento?
ELISIÊ: Foi da séria Mulheres Resilientes em março de 2012. O livro Cicatrizes tem depoimentos de mulheres violentadas e que superaram, conseguiram dar a volta por cima. Mas ficaram cicatrizes. Fechadas....mas estão lá...e são lembradas.

MUNDO DAS LETRAS: Pra finalizar deixa uma mensagem.
ELISIÊ: A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.

O Mundo das Letras agradece sua participação, aliás mais que isso, agradece a sua colaboração com a Literatura Brasileira, por ter acreditado e persistido, apesar das dificuldades da profissão, que acreditamos em um futuro breve não existir mais.

É dispensável desejar sucesso pra quem já nasceu brilhando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário