terça-feira, 2 de outubro de 2012

Salgado Maranhão

José Salgado Santos Letrista. Poeta. Nasceu em Caxias, no Maranhão, em 1954. Ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina.Escreveu artigos para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Estudou Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Em 1998, ganhou o prêmio "Ribeiro Couto", da União Brasileira dos Escritores (UBE), com o livro "O beijo da fera". No ano seguinte, com o livro "Mural de ventos", foi o vencedor do "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, dividido com Haroldo de Campos e Geraldo Mello Mourão. Colaborou em várias publicações com artigos e poemas, como a revista "Música do Planeta Terra".

Com uma poesia marcada pelas dores da terra e pelas cores de todas as paixões, o escritor Salgado Maranhão surge poeticamente na década de 1970. Seu trabalho então negava as vanguardas de seu tempo e apresentava-se como uma proposta que resgatava o lirismo e buscava a formação de uma obra consciente de sua função estética e social.

Título: Leituras
Autor: TV Senado
Categoria: Literatura
Idioma: Português
País: Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário